quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Eeepc, o pequeno notebook da Asus

Em Julho de 2007 a Asus anuncia um novo produto, um notebook de baixo custo (~$200) e de tamanho reduzido, e logo vira alvo da especulação dos blogs, o tempo passa e em Outubro a Asus inicia o envio das primeiras unidades para o mercado de Taiwan, e vira um sucesso de vendas, mesmo com o preço bem maior que o inicialmente anunciado (~$400).


Especificações do EeePC 701
Display: 7"
CPU & Chipset: Intel mobile CPU & chipset
SO: Linux (Xandros)
Comectividade: 10/100 Mbps Ethernet; 56K modem (opcional)
WLAN: WiFi 802.11b/g
Video: Intel UMA
Memoria: 512MB, DDR2-400
Armazenamento: 4/ 8/ 16GB Flash
Webcam: 300K pixel video camera
Audio: Hi-Definition Audio CODEC; Built-in stereo speaker; Built-in microphone
Bateria: 3hrs (4 cells: 5200mAh, 2S2P)
Tamanho e Peso: 22.5 x 16.5 x 2.1~3.5cm, 0.89kg


E com a proximidade do Natal, vira um dos presentes mais desejados, depois do iPhone da Apple.
E claro que também entrou na minha lista de desejos.

Como todo ano o site sobre Linux e correlatos br-linux, fez a promoção Favoritos da Comunidade Linux 2007. Dentre diversos brindes a serem sorteados entre os participantes, havia um Asus eeepc, cortesia da Intel. Enviei o formulário de participação e esqueci.
Em Dezembro, em um Domingo de noite, no canal de irc #Slackware-br da freenode.net, me chamam e pedem para dar uma olhando num link da br-linux, era o resultado do sorteio dos brindes, fui ver a lista sem esperar grande coisa, no máximo um adesivo, nem lembrava que havia um eeepc entre os brindes, surpresa... Ganhei um eeepc da Asus. Passei o resto de mês na ansiedade de receber o notebook. Os correios fez a entrega no Sábado de Natal (22/12), mas ninguém la da empresa me avisa, só no dia 26 que me avisam que tem uma encomenda para mim.
Desde então tenho mexido nele.

Um pequeno 'review'
Ele e realmente muito pequeno, da para segurar tranqüilamente na palma da mão.
Gabinete bem construído, display lcd de 7" de boa nitidez, mas não e adequado para ser visto sob luz forte, além de cansar a vista com o tempo, as teclas do teclado são pequenas mas permite uma boa digitação.

Possui três portas usb, uma ethernet RJ45, um RJ11 para o modem (opcional), slot para inserir o cartão SD/MMC, entrada para microfone e saída para o fone, saída para monitor VGA. Existe uma tampa da parde de baixo que da acesso a um compartilhamento onde estão o slot para a memoria (512MB DDR2) e um conector mini pci-e. Internamente existe um conector MDC para o modem e um outro mini pci-e ocupado pela placa wifi.
Impressionante e o tempo de boot, desde apertar o botão de power até ver a tela gráfica pronto para usar só se passam 20 segundos.


O SSD (disco de estado sólido) possui quatro partições, duas delas reservados para o uso da bios, e as duas outras ocupados pelo Sistema Operacional.
O Sistema Operacional e um Xandros modificado pela asus.
E uma das partições (sda1) esta o sistema em si, montado como somente leitura, na outra (sda2) e montado com suporte a escrita e depois e usando o unionFS para juntar as duas e compor o raiz do sistema. Qualquer mudança que for feita e gravado no sda2, sem modificar os arquivos em sda1, dessa forma e possível voltar ao estado de fabrica simplesmente apagando o conteúdo do sda2, isso pode ser feito pelo menu do grub, acessível durante o boot apertando f9. Nesse arranjo o espaço livre para o usuário e de aproximadamente 1.4GB.
Uma das primeira modificações que fiz foi remover o unionfs e ter a possibilidade de obter mais espaço livre com a remoção de programas que não serão utilizados.

A Asus fez um bom serviço na modificação do Xandros, eliminando por exemplo o uso do tradicional init, e em seu lugar, usando um simples que incia o xorg, e chama um conjunto de scripts para carregar os serviços e preparar o ambiente gráfico, dessa forma carregando o minimo necessário.
O Ambiente Gráfico e fundando numa aplicação da própria Asus (AsusLauncher), que cria as telas onde estão os icones que dão acesso aos programas e configurações, o icewm e usando para gerenciar as janelas e prover uma barra (painel) para o trayicon e window list.

Da mesma forma que no boot, o tempo que ele leva para abrir os programas e bem menor do que se esperaria em um micro com cpu de 900Mhz, até o openoffice abre em tempo record.
A interface e de facíl uso, quem nunca usou Linux não vai ter dificuldade para realizar algumas tarefas como conectar em um rede sem fio.
Ao inserir um cartão SD ou um pendrive e apresentado uma janela perguntando o que deseja fazer.
Vem com uma boa coleção de programas, como o firefox, pidgin, skype,

Openoffice, Acrobat Reader, Thunderbird.

Educacionais, como programas para ciência, idioma, matemática e desenho,

Programas multimídia, tocador de música, vídeo, fotografias, webcam.

Diversos jogos

Utilitários para configurar o sistema.
Além de diversos outros programas do KDE, não disponível diretamente pelo AsusLauncher.

Não sei se reparam, as telas estão em português, que não é uma das línguas disponíveis oficialmente. Foi obra minha, passei os últimos dias fazendo essa adaptação, e nem faço questão de ter isso em português, costumo usar em inglês. Num próximo texto explico como colocar o seu eeepc (original) em português.

A Asus, por algum motivo ainda não esclarecido, resolveu usar um clock de 630Mhz, FSB a 70Mhz em vez de 900MHz e FSB de 100MHz, e modificar o kernel para apresentar o clock de 900MHz quando se olha o /proc/cpuinfo. Felizmente, existe uma forma de usar a potência total.
Mesmo a 630Mhz, o notebook e relativamente rápido para as tarefas propostas para usar nele.
Ia esquecendo de falar sobre a bateria, veio com uma de 5200mAh de capacidade ou 38.5Wh. A duração média tem sido de um pouco mais de duas horas e meia, estou achando pouco.
E tem também uma webcam embutida, acima do display, resolução de 300kpx (640x480), possui uma boa qualidade de imagem.



Até a Próxima.