quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Eeepc, o pequeno notebook da Asus

Em Julho de 2007 a Asus anuncia um novo produto, um notebook de baixo custo (~$200) e de tamanho reduzido, e logo vira alvo da especulação dos blogs, o tempo passa e em Outubro a Asus inicia o envio das primeiras unidades para o mercado de Taiwan, e vira um sucesso de vendas, mesmo com o preço bem maior que o inicialmente anunciado (~$400).


Especificações do EeePC 701
Display: 7"
CPU & Chipset: Intel mobile CPU & chipset
SO: Linux (Xandros)
Comectividade: 10/100 Mbps Ethernet; 56K modem (opcional)
WLAN: WiFi 802.11b/g
Video: Intel UMA
Memoria: 512MB, DDR2-400
Armazenamento: 4/ 8/ 16GB Flash
Webcam: 300K pixel video camera
Audio: Hi-Definition Audio CODEC; Built-in stereo speaker; Built-in microphone
Bateria: 3hrs (4 cells: 5200mAh, 2S2P)
Tamanho e Peso: 22.5 x 16.5 x 2.1~3.5cm, 0.89kg


E com a proximidade do Natal, vira um dos presentes mais desejados, depois do iPhone da Apple.
E claro que também entrou na minha lista de desejos.

Como todo ano o site sobre Linux e correlatos br-linux, fez a promoção Favoritos da Comunidade Linux 2007. Dentre diversos brindes a serem sorteados entre os participantes, havia um Asus eeepc, cortesia da Intel. Enviei o formulário de participação e esqueci.
Em Dezembro, em um Domingo de noite, no canal de irc #Slackware-br da freenode.net, me chamam e pedem para dar uma olhando num link da br-linux, era o resultado do sorteio dos brindes, fui ver a lista sem esperar grande coisa, no máximo um adesivo, nem lembrava que havia um eeepc entre os brindes, surpresa... Ganhei um eeepc da Asus. Passei o resto de mês na ansiedade de receber o notebook. Os correios fez a entrega no Sábado de Natal (22/12), mas ninguém la da empresa me avisa, só no dia 26 que me avisam que tem uma encomenda para mim.
Desde então tenho mexido nele.

Um pequeno 'review'
Ele e realmente muito pequeno, da para segurar tranqüilamente na palma da mão.
Gabinete bem construído, display lcd de 7" de boa nitidez, mas não e adequado para ser visto sob luz forte, além de cansar a vista com o tempo, as teclas do teclado são pequenas mas permite uma boa digitação.

Possui três portas usb, uma ethernet RJ45, um RJ11 para o modem (opcional), slot para inserir o cartão SD/MMC, entrada para microfone e saída para o fone, saída para monitor VGA. Existe uma tampa da parde de baixo que da acesso a um compartilhamento onde estão o slot para a memoria (512MB DDR2) e um conector mini pci-e. Internamente existe um conector MDC para o modem e um outro mini pci-e ocupado pela placa wifi.
Impressionante e o tempo de boot, desde apertar o botão de power até ver a tela gráfica pronto para usar só se passam 20 segundos.


O SSD (disco de estado sólido) possui quatro partições, duas delas reservados para o uso da bios, e as duas outras ocupados pelo Sistema Operacional.
O Sistema Operacional e um Xandros modificado pela asus.
E uma das partições (sda1) esta o sistema em si, montado como somente leitura, na outra (sda2) e montado com suporte a escrita e depois e usando o unionFS para juntar as duas e compor o raiz do sistema. Qualquer mudança que for feita e gravado no sda2, sem modificar os arquivos em sda1, dessa forma e possível voltar ao estado de fabrica simplesmente apagando o conteúdo do sda2, isso pode ser feito pelo menu do grub, acessível durante o boot apertando f9. Nesse arranjo o espaço livre para o usuário e de aproximadamente 1.4GB.
Uma das primeira modificações que fiz foi remover o unionfs e ter a possibilidade de obter mais espaço livre com a remoção de programas que não serão utilizados.

A Asus fez um bom serviço na modificação do Xandros, eliminando por exemplo o uso do tradicional init, e em seu lugar, usando um simples que incia o xorg, e chama um conjunto de scripts para carregar os serviços e preparar o ambiente gráfico, dessa forma carregando o minimo necessário.
O Ambiente Gráfico e fundando numa aplicação da própria Asus (AsusLauncher), que cria as telas onde estão os icones que dão acesso aos programas e configurações, o icewm e usando para gerenciar as janelas e prover uma barra (painel) para o trayicon e window list.

Da mesma forma que no boot, o tempo que ele leva para abrir os programas e bem menor do que se esperaria em um micro com cpu de 900Mhz, até o openoffice abre em tempo record.
A interface e de facíl uso, quem nunca usou Linux não vai ter dificuldade para realizar algumas tarefas como conectar em um rede sem fio.
Ao inserir um cartão SD ou um pendrive e apresentado uma janela perguntando o que deseja fazer.
Vem com uma boa coleção de programas, como o firefox, pidgin, skype,

Openoffice, Acrobat Reader, Thunderbird.

Educacionais, como programas para ciência, idioma, matemática e desenho,

Programas multimídia, tocador de música, vídeo, fotografias, webcam.

Diversos jogos

Utilitários para configurar o sistema.
Além de diversos outros programas do KDE, não disponível diretamente pelo AsusLauncher.

Não sei se reparam, as telas estão em português, que não é uma das línguas disponíveis oficialmente. Foi obra minha, passei os últimos dias fazendo essa adaptação, e nem faço questão de ter isso em português, costumo usar em inglês. Num próximo texto explico como colocar o seu eeepc (original) em português.

A Asus, por algum motivo ainda não esclarecido, resolveu usar um clock de 630Mhz, FSB a 70Mhz em vez de 900MHz e FSB de 100MHz, e modificar o kernel para apresentar o clock de 900MHz quando se olha o /proc/cpuinfo. Felizmente, existe uma forma de usar a potência total.
Mesmo a 630Mhz, o notebook e relativamente rápido para as tarefas propostas para usar nele.
Ia esquecendo de falar sobre a bateria, veio com uma de 5200mAh de capacidade ou 38.5Wh. A duração média tem sido de um pouco mais de duas horas e meia, estou achando pouco.
E tem também uma webcam embutida, acima do display, resolução de 300kpx (640x480), possui uma boa qualidade de imagem.



Até a Próxima.

6 comentários:

Nerso da ilha disse...

Amigo!

Parabens pelo golpe de sorte! Eu preenchi o formulário desejando justamente esse EEEPC. Mas fico contente que tenha sido um colega que compartilha informações, o ganhador.

Me conta uma coisa, vc já instalou algum programa que não estava instalado de fábrica nele?

Estou pensando em adquirir um para fazer administração remota de servidores.

Precisarei rodar em um primeiro momento, rdesktop, xvncviewer e qualquer terminal para fazer conexão ssh. O que vc acha dessa máquina para essas tarefas?

Obrigado pela matéria e aproveite seu brinquedo novo.

PS : Sabe qual a diferença de um homem e de um menino? O preço dos brinquedos :D

herbert.vix disse...

Se inveja matasse, você já estaria morto!! rsrsr ;) (brincadeira).

Estou à espera da ter um desse já faz tempo. Quando chegar a oportunidade eu vou comprar! Estou no aguardo de seu artigo explicando como colocar em português.

Parabéns e um grande abraço!

Ronieri disse...

Esse vc não teve vontade de desmontar né :) hehe

AMV disse...

Q legal , eeepc parece ser muito bom mesmo , gostei do seu post estou negociando a compra de um eeepc para min , achei ele por 390 U$ .
Ficou no aguardo do novo post , onde voçe demostrar a tradução para o Pt_BR .
Valeu pelo post mais uma vez . Abraços

Opção Criativa disse...

Usei seu script para traduzir o eeePC para portugês e funcionou sem problemas. Obrigado.

Anônimo disse...

Cara se tu me disser que a leitura no eeepc é fácil eu compro.